A ciência por trás da mente feminina em ambiente de compra. Livro: Por que as mulheres compram?

Diversos livros já publicaram fatores de diferenciação da mulher x homem, como encaram o mundo, a família, os amigos e o trabalho. As autoras Lisa Johnson e Andrea Learned trouxeram em seu livro “Por que as mulheres compram”, alguns indicadores científicos onde podemos traduzir para o ambiente de compra.

Livro: Por que as mulheres compram?

Por que as mulheres compram: estratégias de marketing para atingir um novo público
Por que as mulheres compram: estratégias de marketing para atingir um novo público

De acordo com a ciência as mulheres apresentam mais conexões dentríticas (fibras) entre as células do cérebro, permitindo perceber o ambiente com todos os sentidos potencialmente mais que os homens. Como reconhecer mais facilmente os elementos que compõem o ecosistema de uma loja, no campo dos sentidos, como visão, audição e tato. Sua interface com o ambiente pode assim ser relação com maior impacto das mensagens via música da loja, chamadas promocionais e banners ou painéis visuais, do que em comparado com os homens.

O cérebro feminino apresenta ainda um tecido conectivo maior, permitindo transmitir mais rapidamente dados entres os dois lados do cérebro, potencializando tomadas de decisões mais rápidas e holísticas. Enquanto o homem tem um cérebro maior e mais células cerebrais há uma tendência para que utilizem mais o lado esquerdo, sendo portanto mais lineares. Ainda segundo as autoras o sistema límbico das mulheres foi identificado em pesquisas como profundo e maior que o dos homens, deixando-as mais aptas a se relacionarem com seus sentimentos e melhor expressarem que os homens. Neste sentido há grande interatividade das mulheres em lojas, entre vendedores(as) e suas amigas, podendo se perceber rapidamente as diferenças no comportamento entre gêneros.

Enquanto homens tendem a perguntar menos e ler mais para descobrirem sozinhos a solução, sendo mais diretos objetivos na busca pelo produto, as mulheres pedem opiniões, são mais detalhistas e curiosas, tendendo a ocupar mais o tempo e assim menos direta ao ponto.

Crédito imagem: Venda foto criado por freepik – br.freepik.com

Agora é sua vez, curta, comente e compartilhe! 

Por Cristiano Lynn Morley, publicitário, profissional de marketing e fundador do oPlanodeVoo.com

Siga @oplanodevoo  Instagram Facebook Twitter

Entre em contato através do e-mail  blogoplanodevoo@gmail.com 

Os comentários publicados são de responsabilidade integral de seus autores e não representam a opinião deste blog. Observando que não são permitidas mensagens com propagandas ou conteúdos ofensivos e desrespeitosos.

Anúncios

Agora é com você, comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s