Convidados | Ironia, por Paulo Felipe Rodrigues

É comum vermos pessoas utilizando a ironia em suas falas, e para manter uma conversa franca e leve eu sugiro que você não a utilize.

Imagine uma situação em que você precisa negociar com algum fornecedor o prazo de entrega de determinado serviço. O dialogo flui, mas de repente a outra pessoa libera um sorrisinho de canto de boca e lhe questiona: “Agora você precisa para o dia 2…?”.

Tenho certeza que em sua cabeça passará um filme: “Que cara babaca, metido a besta…!”
Algumas pessoas confundem a ironia com humor, e cá entre nós, são coisas completamente distintas. O humor você utiliza para deixar o clima mais leve, isso quando a situação permitir. Conte uma anedota, ou como nós mineiros dizemos: “um causo”! O objetivo aqui é relaxar, tirar de cena o clima tenso e rude, ou seja, desde que aplicado na hora devida o humor é muito bem-vindo!

Já a ironia passa a impressão de desmerecimento, de que você é superior à outra pessoa, que não está nem ai para o que ela diz. O resultado é imediato, a sua imagem será arrogante e antipática! E na comunicação não é nada legal, não mesmo!

Então policie-se, às vezes acontece meio sem querer, mas não deixe mais que aconteça.

Seja bem-vindo humor e xô ironia!

Até mais!

 

 

Por Paulo Felipe Rodrigues, Administrador de empresas e especialista em marketing pela FGV com 12 anos de experiência. Prestou serviços de marketing e comunicação para grandes empresas, entre elas: Isobar, TIM, MRV, FIAT e FGV. Fundador da Tagarela School,  tagarelaschool.com.br 

Twitter-icon @oplanodevoo : facebook facebook.com/oplanodevoo :   contato@oplanodevoo.com

Os comentários publicados são de responsabilidade integral de seus autores e não representam a opinião deste blog. Observando que não são permitidas mensagens com propagandas ou conteúdos ofensivos e desrespeitosos.

um comentário

  • Muito interessante e oportuno! O texto serve para que possamos nos policiar, principalmente no ambiente corporativo, onde as coisas às vezes tomam proporções e efeitos indesejados.

    Curtir

Agora é com você, comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s