Convidados | Inteligência emocional e comunicação, por Paulo Felipe Rodrigues

Uma pessoa bem sucedida muitas vezes não é a mais bem preparada tecnicamente, mas sim aquela que consegue controlar suas emoções e planejar as suas atitudes.

É muito comum se deparar com profissionais que tenham a mesma formação acadêmica, um com destaque profissional e o outro estagnado em sua carreira. Mas qual o motivo de acontecer isso?

O tema inteligência emocional, conhecido pelos estudiosos como EI é a principal chave para explicar essa situação. De fato conter seus impulsos, saber exatamente os impactos de cada ato que você pratica, atrair e reter pessoas boas aos seu lado, saber se portar de maneira correta em qualquer lugar, ter uma linha de pensamento definida, enfim, são algumas características que juntas fazem com que a pessoa consiga de forma natural atingir os seus objetivos, sem que seja necessário usar de métodos grosseiros.

Alguns chamam de ações manipuladoras, sem ética. Eu não classifico desta forma. Entendo que é o resultado dos esforços de uma pessoa em se tornar alguém melhor, horas de estudos, diversas vivências e, treinamento, muito treinamento. Não é da noite para o dia que você consegue formatar uma persona emocionalmente inteligente, a não ser que você tenha uma mente genial.

Comece a reparar ao seu redor, aquela pessoa mais popular e querida pela equipe, como ela age? Você irá perceber que é uma pessoa que consegue comunicar-se com eficácia e segurança, demonstra suas opiniões de forma clara e objetiva, passa confiança para todos, nunca ou quase nunca está envolvida em fofocas, comporta-se de maneira política, respira e conta até 9mil antes de responder qualquer provocação… É difícil, não é mesmo? Mas é recompensador, habilidade comportamental que distingui as pessoas que tende a ter sucesso das que estão apenas preparadas para operacionalizar.

Algumas dicas de comunicação para você potencializar a sua inteligência emocional:

1ª Entenda a outra pessoa: sempre que alguém fizer qualquer coisa com você, seja ela boa ou ruim veja pela ótica dela, tente descobrir o motivo pelo qual ela fez isso. A sua reação será mais serena e não impulsiva, assim tomará a decisão mais assertiva para a situação.

2ª Veja a pressão de forma benéfica: relatórios atrasados, caixa de e-mails lotada, ramal tocando desesperadamente… Um caos! Nessas horas você precisa definir claramente as suas prioridades, traçar um plano de execução e “apagar o incêndio”. Mas depois, é preciso evoluir, buscar um novo método que atenda de forma mais eficaz a sua rotina, ou seja, veja a pressão como agente motivador para sair da zona de conforto. Aja sempre com muita calma.

3ª Comunique-se melhor: uma pessoa que consegue expor seu ponto de vista de maneira clara traz o controle da situação para as suas mãos, mantenha a calma, pense bem antes de falar e exponha-se firmemente, assim irá passar credibilidade e consequentemente as pessoas irão estar ao seu lado. Á, já ia me esquecendo, é importante fazer desta forma tanto na escrita quanto na fala.

4ª Dê atenção às pessoas: é muito comum nas empresas as pessoas conversarem de qualquer jeito: “O cara do TI não fez até agora o relatório, preguiçoso…” Não é assim. Olha como fica mais leve e funciona melhor: “O Pedro do TI ainda não acabou o relatório, será que ele precisa de mais alguma informação?”

Ou seja, busque você minimizar o peso da conversa, chame as pessoas pelo nome e quando tiver dialogando esqueça tudo que está ao seu redor, foque 100% na outra pessoa.

São dicas simples, que irão ajudar você a manter o controle das situações e aumentar a produtividade.

Quer saber mais sobre o tema? Estou à disposição!

Um abraço e até mais.

Por Paulo Felipe Rodrigues, Administrador de empresas e especialista em marketing pela FGV com 12 anos de experiência. Prestou serviços de marketing e comunicação para grandes empresas, entre elas: Isobar, TIM, MRV, FIAT e FGV. Fundador da Tagarela School,  tagarelaschool.com.br  – Contato: paulofelipe@tagarelaschool.com.br

Twitter-icon @oplanodevoo : facebook facebook.com/oplanodevoo :   contato@oplanodevoo.com

Os comentários publicados são de responsabilidade integral de seus autores e não representam a opinião deste blog. Observando que não são permitidas mensagens com propagandas ou conteúdos ofensivos e desrespeitosos.

Agora é com você, comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s