Convidados | Slides: eles são menos de 10%

Como criar meus slides e interagir com a plateia ao mesmo tempo?

Essa é uma dúvida comum dos alunos de oratória.

E a minha resposta é bem simples: “Os slides precisam ser ainda mais claros e objetivos do que a sua fala e representar 10% ou menos da sua apresentação.”

Mas o que isso significa?

Vamos lá! Os slides devem ser uma ferramenta de apoio, apenas para auxiliar você na condução da apresentação e orientar a plateia sobre qual tópico está em pauta naquele momento.

É muito comum palestras em que a pessoa que conduz a fala interage mais com a mídia do que com a plateia, um erro grosseiro. De verdade, quem vai sair de casa para escutar a leitura de slides? Ninguém, ou quase ninguém. Fato é que com a disponibilidade de conteúdo na internet esse tipo de apresentação é totalmente dispensável.

Pessoas querem escutar pessoas, opiniões, histórias, experiências, ou seja, querem trocar informações. Reparem as palestras do TED, os slides são colocados literalmente em segundo plano, a estrela do momento é a pessoa, e não a mídia.

“Mas e se der branco?”

Aí sim, você pode e deve recorrer ao slide para se situar sobre o conteúdo e prosseguir com a apresentação. Entendeu a diferença? As funções reais dos slides é orientar e nos momentos difíceis trazer um pouco de segurança. Então a partir de hoje, considere a dica, dê no máximo 10% de atenção para os slides e concentre em passar as suas ideias, o seu conteúdo e vivência. O resultado será uma fala mais humanizada e consequentemente melhor recebida pela plateia, tenha certeza, as pessoas querem escutar você.

Quer conversar mais sobre apresentações? Estou à disposição.

Até mais!

Por Paulo Felipe Rodrigues, Tagarela School | diretor – Contato: paulofelipe@tagarelaschool.com.br

Twitter-icon @oplanodevoo  facebook oplanodevoo    @oplanodevoo   soundcloud

Os comentários publicados são de responsabilidade integral de seus autores e não representam a opinião deste blog. Observando que não são permitidas mensagens com propagandas ou conteúdos ofensivos e desrespeitosos.

Agora é com você, comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s