Post | A Mulher como Segmento de Mercado

A mulher como personagem social tem demonstrado quebra de muitas verdades e ritos sociais tradicionalistas, nas três últimas décadas. Inserida em uma sociedade democrática, onde a economia apresenta crescimento relevante há poucos anos, a mulher vem se destacado no mercado de trabalho, com crescimento salarial e novas oportunidades, como diferencial no mercado consumidor. Sua tripla jornada, dividida entre família, pessoal e profissional exercem papel relevante  no crescimento de determinadas classes econômicas brasileiras, considerando a facilidade maior e queda do tabu do divórcio e mais acesso à educação, consolidando com o fomento do crédito. Neste cenário, a mulher se coloca como grande força consumidora e um real propulsor nessa “categoria”, como novas oportunidades em produtos e serviços especializados.

Revistas exclusivas, canais específicos em portais, apenas sobre universo feminino, traduzem um editorial direcionado para o segmento “Mulher”, como o Delas (IG), blogs e sites como MdeMulher (Abril) e BolsadeMulher.  Na consolidação deste segmento há canais exclusivos, como produtos de higiene e beleza, que têm se destacado no mercado mundial em faturamentos, como Brasil tornando-se líder no mercado de perfumes em maio/2011,  e empresas de pesquisas exclusivas para o segmento, como a SophiaMind. Ainda, conforme dados do IPEA, em 2009, 35% das famílias brasileiras eram lideradas por mulheres. Traduzindo assim uma nova forma de enxergar o mercado consumidor do país.

A atuação das marcas e seus posicionamentos para o mercado, como uma forma de contato com as consumidoras e prospects, tem buscado formatos diferenciados de diálogo, refletindo também no varejo, no ponto-de-venda,  tornando-se relevante diante de concorrentes, que não atuam com este foco.  Em GC-Gerenciamento de Categoria observa-se muito táticas de clusters por estilos de vida, como Café da Manhã, Churrasco e Vida Saudável, reforçando a segmentação como ferramenta de atuação para reduzir o distanciamento com o shopper, na tentativa de ganho na atratividade dentro do PDV. Muito além de produtos exclusivos femininos, outros produtos e serviços têm se adaptado a este universo, sendo um atributo de competitividade maior no momento do consumo, desde vagões exclusivos femininos no metro do Rio de Janeiro a descontos maiores para motoristas mulheres em seguradoras. Observa-se assim, que o segmento “Mulher” estra em ebulição, em constante transformação, acompanhando as mudanças da sociedade e economia, conduzindo-se também cada vez mais, como um espelho de vários outros segmentos de consumo.

 

Agora é sua vez, comente!

Por Cristiano Morley, publicitário, fundador do blog OplanoDeVoo

2 Comentários

  • Muito pertinente essa pesquisa, e demonstra que a relação das mulheres na sociedade é de múltipla tarefa e não excludente de outras atividades. Realçando o mercado potencial que se abre. Se tiver o link manda pra cá!

    Curtir

  • Thais Valadares

    Cristiano, muito bacana esta orientação. Mais interessante ainda que tenho notado é o segmento especifico de cosméticos e afins ( e isso inclui serviços ) que não só não param de crescer como estabelecem um segmento dentro deste seu traçado. Com tudo observado – crescimento de oportunidade de trabalho para o púbico feminino, melhores salários e tripla jornada- este é um público que não abre mão dos cuidados pessoais e mais transformam suas rotinas para estarem “em dia” com seus cuidados. Li uma pesquisa há cerca de seis meses que apontava que as mulheres reorientavam seu tempo para articular a ida ao salão de beleza, as compras de bons cosméticos e, o que mais me impressionou foi que elas “deixavam” ou reorientavam outras necessidades,mas não deixavam de se cuidar.

    Curtir

Agora é com você, comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s