Post | Passado, presente e futuro no planejamento

 

No planejamento, uma das primeiras forças de propulsão do profissional é a ansiedade por traçar caminhos criativos. O futuro é a pérola ainda a ser polida nos esquemas de identificação da melhor estratégia. Contudo, pouco se olha para trás na tentativa de escrever o que vem pela frente. Identificar o real problema é uma das mais complexas tarefas. Muito prático o olhar superficial sobre o que não está funcionando. Visto que a comunicação deve resolver um problema já proposto pelo cliente. Mas antes de olhar para o óbvio é importante reconhecer a fonte verdadeira do problema.

Uma imagem clichê mas que funciona bem é o Iceberg, com sua profundidade de história submersa. Prefiro olhar sempre para uma árvore com um galho seco e pensar que muitas vezes nem sempre é a terra que não está adubada ou pouco regada. A árvore pode estar de fato em local totalmente errado. Muito longe do paisagismo de Burle Marx uma visão crítica com profundidade sobre o que passou, descrevendo os cenários com tempo de recorte e áreas de atuação, já é um bom caminho. Um olhar para os 4P´s já irá trazer uma luz mais forte para o nascer de uma nova folha.

Entender o passado, estruturá-lo nos conceitos de marketing, tendo sempre o target em questão, pode levantar questões novas que um briefing pode ter esquecido. Entender o passado, além de um embasamento com maior propriedade, levanta a poeira dos reais problemas a serem resolvidos, o que evitaria enxugar muito gelo.  Como exemplo, em um endomarketing a solução da comunicação pode não estar na comunicação e sua forma e conteúdo, mas na mudança da estrutura organizacional atuar frente a uma determinada situação.  O futuro começa por um presente bem traçado, com o olhar no retrovisor, tendo em vista o real problema a ser solucionado  de fato.

Agora é sua vez, comente!

Por Cristiano Morley, publicitário, fundador do blog OplanoDeVoo

um comentário

Agora é com você, comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s