Passado, presente e futuro no planejamento

No planejamento, uma das primeiras forças de propulsão do profissional é a ansiedade por traçar caminhos criativos. O futuro é a pérola ainda a ser polida nos esquemas de identificação da melhor estratégia. Contudo, pouco se olha para trás na tentativa de escrever o que vem pela frente. Identificar o real problema é uma das mais complexas tarefas. Muito prático o olhar superficial sobre o que não está funcionando. Visto que a comunicação deve resolver um problema já proposto pelo cliente. Mas antes de olhar para o óbvio é importante reconhecer a fonte verdadeira do problema.
Uma imagem clichê mas que funciona bem é o Iceberg, com sua profundidade de história submersa. Prefiro olhar sempre para uma árvore com um galho seco e pensar que muitas vezes nem sempre é a terra que não está adubada ou pouco regada. A árvore pode estar de fato em local totalmente errado. Muito longe do paisagismo de Burle Marx uma visão crítica com profundidade sobre o que passou, descrevendo os cenários com tempo de recorte e áreas de atuação, já é um bom caminho. Um olhar para os 4P´s já irá trazer uma luz mais forte para o nascer de uma nova folha.
Entender o passado, estruturá-lo nos conceitos de marketing, tendo sempre o target em questão, pode levantar questões novas que um briefing pode ter esquecido. Entender o passado, além de um embasamento com maior propriedade, levanta a poeira dos reais problemas a serem resolvidos, o que evitaria enxugar muito gelo. Como exemplo, em um endomarketing a solução da comunicação pode não estar na comunicação e sua forma e conteúdo, mas na mudança da estrutura organizacional atuar frente a uma determinada situação. O futuro começa por um presente bem traçado, com o olhar no retrovisor, tendo em vista o real problema a ser solucionado de fato.
Crédito imagem: Negócio foto criado por creativeart – br.freepik.com
Agora é sua vez, curta, comente e compartilhe!
Por Cristiano Lynn Morley, publicitário, profissional de marketing e fundador do oPlanodeVoo.com
Siga @oplanodevoo Instagram | Facebook | Twitter
Entre em contato através do e-mail blogoplanodevoo@gmail.com
Os comentários publicados são de responsabilidade integral de seus autores e não representam a opinião deste blog. Observando que não são permitidas mensagens com propagandas ou conteúdos ofensivos e desrespeitosos.
Bem escrito, ilustrado com analogias interessantes que tornam ávido o leitor.
CurtirCurtir