Post | Marcas e Movimentos Sociais para Engajamento

Case Study de Quaker

A Quaker do México convidou as pessoas a marcarem encontros para daqui a vinte anos, e assim celebrarem momentos com aquela pessoa escolhida. Com isso, seu propósito inicial girava em torno de uma promoção de movimento social. Um modelo de engajamento social do que seria relevante para a marcas e sua relação com os stakeholders. Grupo este composto de formadores de opinião que podem influenciar outros consumidores e prospects na utilização do produto.  A promessa de vida saudável estava assim embalada pela forte emoção, realçada no apelo que sensibiliza, que entrelaça ainda toda família, potencial target do produto.

Mas além de transmitir a mensagem o que mais a Quaker apresentou que pode ser tornar um diferencial em sua comunicação da Aveia? A resposta passa pelo Canal, projeto de cross-mídia que foi levado ao ar, pela plataforma escolhida, considerando integração da comunicação digital com outras mídias. Ainda, pelo formato, com a captação de exemplos reais previamente selecionados e o principal, movimento de engajamento social. Neste sentido, o formato “Dove”  de trazer o real para a comunicação se repete, tentando reduzir ao máximo aquela sensação de atores, mas com personagens factuais. Em uma linguagem que traz mais credibilidade ao projeto pela adequação do realismo.

O convite para marcar encontros para daqui a vinte anos mostra uma indução de comportamento que se tornará relevante para o consumidor uma vez que ele reproduz esse formato e se sente identificado. Levar o benefício do “Viver saudável”  já pode ser considerado uma commodity, dentre essa geração do “bem estar” e “controle de gorduras trans e KCAL diários“.

Comerciais como da Brahma, com o número 1, replicando o jeito natural de se pedir qualquer cerveja no bar, se tornou clássico anos atrás e movimentou brincadeiras no momento de consumo, chegando a ser sinônimo de como pedir a marca. Mas o projeto da Quaker se torna mais completo. Ele traz conteúdo, uma estratégica composta e não apenas uma ideia criativa. O meio pode ter sido a mensagem também, parafraseando McLuhan. O conteúdo desta comunicação de Quaker está em vários braços da comunicação, que se tornou integrada no promocional, on e offline, consolidado com awarness impactante de veiculação simultânea em canais de TV. O conteúdo envolve, movimenta, engaja.

Comercial do Toddy 

Uma sinfonia não se faz apenas de piano e violinos. A conquista está no modo como a orquestra se apresenta, com quantos instrumentos, como o regente conduz e principalmente nas horas trabalhadas para compor cada nota, ou seja, no conteúdo que pode ser traduzido em estratégia. O propósito do comercial é vender mais Aveia Quaker sim, mas com uma embalagem de emoção Relevante ao consumidor, tornando-se um engajamento social, havendo Entrega. Entrega esta de marca, que passa muito próximo de objetivos de Branding.

Um exemplo para o Brasil, do que se poderia ser chamado de movimento para jovens, mas que não ousaria chamar de engajamento, é o case de Toddy. Estes dois casos trazidos aqui, Quaker e Toddy, são da agência StrawberryFrog.

Comercial da Brahma


Agora é sua vez, comente!

Por Cristiano Morley, publicitário, fundador do blog OplanoDeVoo

2 Comentários

  • Isso ai. A marca se aproxima ainda mais do consumidor e prospects influenciados pela família e amigos. Uma ação promocional com suporte de Branding.

    Curtir

  • Subjacente ao convite para o encontro, pode existir a ideia de longevidade e perenidade da própria marca, que certamente presenciará o acontecer do distante “evento”.

    Curtir

Agora é com você, comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s