Post | Planejando Pontos de Contato de Marca

Peça fundamental no planejamento de comunicação é o mapa dos pontos de contato de marca. Muito além do plano de mídia utilizado a marca pode se “esconder” em muitas áreas não tão privilegiadas.


Grande exercício é realizar uma experiência da marca como consumidor. Fora do campo visual a marca nos atinge de formas invisíveis. Uma ligação para o SAC da empresa já nos revela o “tom” da recepção da atendente, de como está o script de contato com o cliente ou mesmo prospect. Um ponto de contato da marca está principalmente fora das campanhas e pode envolver um ciclo de serviços que cerca o consumidor em suas diversas fases da vida.

Desde um singelo cartão de visitas de empresa do ramo de cortinas. Nele, há uma quase imparcial comunicação. Mas a visita do profissional que irá instalar a cortina em sua casa e todo aquele atendimento inloco, traz uma assinatura da marca. Não é o João Marciel quem instalou a cortina em seu quarto. Que por você foi escolhida e discutida diversas vezes, sobre a cor correta que combinaria com a casa. É a marca que está ali, sentada no seu sofá, tomando café. Não importa se é um terceiro. O representante de cortinas e a atendente do SAC são pontos de contato muito além de uma marca impressa.

Um exercício prático para compreender todos os pontos de contato de uma marca pode revelar uma discordância na comunicação traçada. A composição de um mapa visual traz, para toda equipe envolvida na construção da mensagem, grandes oportunidades para interferir e encontrar formatos diferentes de atuação.

Quantas marcas nos impactam desde que acordamos? Já pensou nisso? E não falamos de mídia tradicional. Encontramos nas embalagens o mais tangível contato de marca, em grau zero com o consumidor. Passando pelos vários produtos à mesa expostos, durante um café da manhã, por exemplo. Encontramos entre os jornais do dia, contas a pagar e malas-diretas. Vale a confirmação: se o ambiente visual que cerca a marca está em diálogo com a campanha vigente ou plataforma de comunicação planejada.

Agora é sua vez, comente!

Por Cristiano Morley, publicitário, fundador do blog OplanoDeVoo

um comentário

  • Antonio Augusto Simão Neto, Gestor de Serviços na Seculus da Amazonia S.A

    Ótimo texto Morley. Pontos de contato representam os momentos da verdade para qualquer marca. É a oportunidade que a empresa tem para mostrar, se de fato, tem ou não competência para entregar valor ao consumidor. Parabéns !!!

    Curtir

Agora é com você, comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s