Post | Crescimento de uma “C”lasse econômica

O crescimento da economia brasileira, principalmente nos últimos 5 anos, tem permitido fortalecimento de linhas de crédito aos consumidores e empresas brasileiras.

O consumo interno brasileiro está se consolidando, mesmo diante da quebra econômica mundial, em 2008, com reflexos fortíssimos em 2009, a ponto de ser uma das principais justificativas de sustentação da economia do país. Um efeito que permitiu o acesso da classe “C”, principalmente, a um poder aquisitivo inédito no país, gerando aquecimento da economia, através das vendas de bens de consumo. Neste cenário de estratégias, no macro‐ambiente, se observa formas de fomento aoconsumo, sendo realizados pelo governo, entre outras, com redução de IPI para veículos e móveis. Fatores propícios para achatamento da pirâmide de classes econômicas, reduzindo a base, classes “D” e “E”, e incrementando o miolo, que corresponde às classes “B” e “C”, considerando o Critério Econômico Brasil ‐ como referência.

Esse fator se tornou visível através do surgimento de inúmeras financeiras, fomentando empréstimos à longos prazos, como também crescimento dos cartões de crédito. Não por acaso, grandes conglomerados bancários abraçaram a categoria, com campanhas publicitárias mais efetivas. No varejo, vemos a transformação do histórico e arraigado “crediário” em cartão de crédito da loja, como ocorrido com Casas Bahia. Uma atuação de inteligência de mercado destes segmentos, em identificar oportunidades de negócios em ascensão, se organizando através de planejamento estratégico. Por outro lado, uma falha em planejamento doméstico em diversas famílias, sem preparo para lidar com a oferta de crédito de uma economia que se fortalece, se traduz no aumento desse ciclo de consumo de cartões de crédito.

Agora é sua vez, comente!

Por Cristiano Morley, publicitário, fundador do blog OplanoDeVoo

Agora é com você, comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s