Post | Real ou Virtual

A invasão das redes sociais traz uma forma diferente de pontos de contato. O que antes era fechado a grupos de amigos, hoje a palavra compartilhamento faz mais sentido. Diante disto, alguns tendem a separar o mundo virtual do real.

Resolvi escrever sobre isso porque concordo que o virtual é o real. Tentar separar os ambientes talvez esteja na forma com que a geração Y, para trás, tem feito. Mas o ponto é outro. Ver com novos olhos. Sem o racionalismo de antes em categorizar, isto ou aquilo. Na antropologia há o termo relativizar. O exercício é viver essa transição do analógico para o digital como a geração “Z” está fazendo.

A geração mais nova já convive com esses dois mundos de forma mais simples. Tudo é uma coisa só. Pelo virtual conversamos com amigos, compartilhamos ideias, gostos e etc. Nas reflexões do Proxxima 2010 ouvimos sobre o “Oneline”, e esse conceito possa traduzir de forma metodológica uma tendência, não o online ou offline. Uma ação BTL e outra ATL hoje se convergem. Um planejamento digital e outro de marketing se integram. O planejamento é um só, de comunicação/markerting. Lembrando que redes sociais existem já centenas de anos. Apenas era analógica.

 

Agora é sua vez, comente!

Por Cristiano Morley, publicitário, fundador do blog OplanoDeVoo

Agora é com você, comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s