Post | Seu trabalho por um Insight automotivo

Prisma – Sua vida trouxe você até aqui, novo Prisma, seu primeiro grande carro.

A conquista do primeiro carro pode ser maior quando se dá por um de porte “médio” e não pela escolha de um modelo de entrada, o que torna o reconhecimento pelo esforço do seu trabalho fator extremamente motivador. Ou, se você já passou desta fase, ter o que seria o primeiro “grande” carro por merecimento do “árduo” trabalho pode ser uma opção dentre as muitas variáveis no segmento automotivo. Pelo menos é isso o que algumas montadoras apostam e se declaram ao consumidor. Mas fácil não é! É preciso uma forcinha extra, ou melhor, horas e horas extras como prometem os comerciais do Honda City (+Honda City), na locução “Pra você que faz aquele pouquinho a mais pra realizar um sonho. Honda City, pra quem tá indo bem.”. Uma plataforma que promove uma séria de outros filmes com este tom, se sobressaindo a filmes de atributos extremamente comuns e necessários quando falamos de produto e lançamento automotivo.

A disputa pelo primeiro “médio” carro dentro da conquista do primeiro emprego, ou começo das realizações profissionais, é o que está em jogo basicamente na linha mestre de 2 filmes entre carros concorrentes, partindo inicialmente pelo GM Prisma (+ Prisma) e depois pelo VW Voyage. Separados por anos e quase por uma geração, a proposta é a mesma, alcançar jovens adultos em seus primeiros empregos que não se satisfazem apenas com carros de entrada. É preciso algo a mais. Podendo ter um mesmo insight para os comerciais, para uma solução criativa semelhante, as agências trouxeram ambientes de navegação, junto ao target em comum, que se completam. O segundo e mais atual, com o Voyage, apimenta com uma crítica branca ao concorrente Prisma. O que está em jogo é criar a identidade do universo do trabalhador com seu universo particular. Se no Prisma toda a carga dos anos 1980 conduz agora o consumidor ao novo carro, as lembranças dos anos 1990 são exatamente o exemplo negativo, valorizando a época atual onde ele consegue comprar um carro pelo seu momento novo assalariado.

Todos comerciais, desde o Honda até o GM e Volks trabalham a questão do esforço e reconhecimento, indo exatamente na raiz da busca pelo status. Talvez onde nascem as indulgências do consumidor moderno, com sua auto-premiação. Nesta pegada está claro o estilo de vida alvo, com os consumidores batalhadores e controladores, segundo critério de classificação VALS2. São pessoas orientadas pela carreira e esforçadas, buscando um espaço no mercado concorrido de trabalho. A Fiat entrou nessa também e concebeu o comercial “Respeitável” para o Linea. Nele, a declaração de status é tão explicita quanto quando a Hyndai valoriza não somente os atributos de seus carros, mas o ego de cada consumidor em seus comparativos e superlativos, onde a Fiat trabalha a palavra chave “Reconhecimento”.

Voyage – Bons Tempos

Vamos falar a verdade, a melhor fase da sua vida é agora. Chegou novo Voyage. 

Honda City – Mentira

Você tá trabalhando até mais tarde de novo, que eu sei!

Honda City – Canetas

Pra você que faz aquele pouquinho a mais pra realizar um sonho. Honda City, pra quem tá indo bem.

Linea – Respeitável

Coisas que deixam você com uma cara mais respeitável, Linea na garagem.

 

Agora é sua vez, comente!

Por Cristiano Morley, publicitário, fundador do blog OplanoDeVoo

um comentário

  • Todos esses comerciais trazem a mensagem de que os veículos apresentados são associáveis ao profissional bem-sucedido, sem, contudo, perder a jovialidade, atraindo até mesmo o recém ingresso no emprego.

    Curtir

Agora é com você, comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s