Post | Diálogos – Design em Foco no Tio Flávio Cultural

A Puc-MG recebeu o  Tio Flávio Cultural, nesta segunda 17/03, para mais um evento no prédio do IEC-Praça da Liberdade. Com sala cheia e dois palestrantes convidados, Gustavo Greco da Greco Design e Daniel Guimarães da 2DA,  além do próprio Tio FLávio, falaram sobre o assunto “Marca” e seu universo, cada um em um foco de atuação: design, branding e gestão de marca, porém complementares. Com o Tema “Gestão de Marcas e Identidades” o evento naturalmente valorizou cases próprios e experiências pessoais, bem didáticos, além de cases de outras agências, como bem ilustrou Greco.

Tio Flávio, como gosta de ser chamado, iniciou a palestra abordando sua experiência recente em curso na Disney, retomando a história do co-fundador Walt e família, como seu personagem principal, Mickey Mouse. Interessante observar a história que pelo lado de gestão, tinha tudo para dar errado, a medida que Disney chegou a fechar várias empresas antes do sucesso que hoje conhecemos. Walt Disney e sua virtude com foco no talento gráfico até a visão de parques temáticos gerando experiência para a família em persistência do negócio.

Tio Flávio ainda perpassou sobre temas como Propósitos, a força do Storytelling, a Ressignificância (com exemplos de um cemitério em homenagem aos judeus na Alemanha e do próprio muro de Berlim), como pela Construção de Sentidos. Concluiu sua participação com sua última experiência em recente visita à Cuba. Neste, foram levantados aspectos como a “marca” Cuba, que vive de sua história, o que ela e seus heróis representam para o imaginário popular, independente de questões políticas, ressaltando ainda descrição cotidiana dos moradores de lá.

Tio Flávio - Cultural

O segundo a palestrar, Gustavo Greco, ilustrou sua apresentação falando principalmente de sua experiência como ganhador do Festival de Cannes 2012, Categoria Design, com o Leão de Bronze, e o impacto na agência e cliente, além de participação como juri em diversos festivais internacionais. O “case” premiado, presente no site da agência, trouxe a criatividade para uma identidade visual de consultório de ortodontia de Dauro Oliveira, onde foi criada uma série de pictogramas baseadas no conceito dos braquetes e gominhas de aparelhos dentais. Além de passar curto filme de apresentação da agência trouxe o filme de construção deste case, que é exigido para concorrer em festivais.

Greco completou a noite com exemplos de construção de sentidos em design como solução criativa para comunicação, como peças de outras agências, como o case “A loja Vazia” da Lodduca, em que consistia em convidarem pessoas a doarem roupas e a depositarem em uma loja completamente sem nada, construindo assim uma loja inteira para doação, deixando claro o conceito inverso do ato de comprar. Greco apresentou ainda o portifólio de peças desenvolvidas para a última versão da Bienal de Design, ocorrida em outubro de 2012 na capital mineira, realizado a convite da curadoria da instituição.

Gustavo Greco

Case | Ortodontia Dauro Oliveira – Greco Design

Gustavo Greco

Case | A Loja Vazia  – Loducca

Para concluir o evento Daniel Guimarães apresentou o tema “Branding“, com o case de sua agência, 2DA. Daniel, que também é professor de pós-graduação da PUC-MG, construiu sua palestra observando formatos diversos de agências, nacionais e internacionais, de atuação no assunto, ora focadas apenas em estratégia ou somando estratégia com design. Além de divulgar o trabalho da agência sobre o panorama do Branding em livro a ser lançado no meio digital, como fruto de pesquisas sobre a área, Daniel bem ilustrou com um dos seus últimos “cases”, com a renovação de marca para a Faculdade de Ciências Médicas de MG.

Trabalho que, como observou bem, utilizou a “estratégia de dentro para fora”, entrevistando mais de 100 pessoas envolvidas de certa forma com a faculdade, como alunos, ex-alunos e funcionários, entre outros, em um período de 1 ano e 3 meses, para entender o  que de fato significaria a faculdade para a comunidade.

Em conversa com ele sobre como seria a questão do outro lado da estratégia, como parte complementar do consultoria, com a questão de Posicionamento, ou seja, como a instituição também gostaria de se fazer presente no mercado, Daniel comentou que tudo tinha a sinergia, pela história da faculdade e o legado que trazia. Todo projeto, como também a arquitetura de marcas, pode ser visto no Hot Site da faculdade.

Daniel reforçou ainda que o Branding não está ligado necessariamente  somente à comunicação, mas no mundo o design é uma ferramenta poderosa de construção de sentidos. Trouxe para os presentes os quatro pilares de seu método de atuação, como a sinergia entre: comportamento, ambiente, comunicação e produtos/serviços, buscando encontrar a “bandeira” da marca, sua “ideologia”. Ele ainda adiantou que o considerado pai do Branding, Wally Olins, responsável por marcas de diversos países, como Espanha inclusive, deverá estar presente um futuro evento sobre o tema em Belo Horizonte-MG.

Daniel Guimarães

Case | Faculdade Ciências Médicas – MG – Nova identidade Visual – 2DA

Faculdade de Ciências Médicas

Agora é sua vez, comente!

Por Cristiano Morley, publicitário, fundador do blog OplanoDeVoo

Agora é com você, comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s