Post | Co-Fundador do Peixe Urbano em BH

Júlio Vasconcelos, C0-Fundador e CEO do Peixe Urbano, esteve em Belo Horizonte no dia 16/09 e falou sobre ” Inovação, Empreendedorismo e Tendências para web no Brasil”, para uma platéia lotada no Ibmec.

Julio iniciou a primeira parte de sua palestra falando sobre o lado empreendedor, como exemplo do próprio Peixe Urbano, empresa que cresceu muito nos últimos anos. Julio ressaltou muito a questão “Foco”, em como conseguir sobreviver neste mercado competitivo e cenário político-econômico. Para ele o maior aprendizado como empreendedor foi ter uma equipe “que fez e faz a diferença”. Foi muito essencial ter pessoas que enxergassem o negócio como o delas, onde a motivação “vale 10x mais” que qualquer outro funcionário, disse Julio.  No caso da Peixe Urbano, ainda comentou que um dos critérios de contratação não se enquadra apenas por razões financeiras, como a não prática de pagar mais que o trabalho anterior do contratado, exemplificou, colocando que a vontade de participar do time Peixe, entra como essencial.

Em uma segunda parte de sua fala Julio apresentou um gráfico da queda de vendas em 2012, que foi entendido como uma correção da dinâmica real do segmento e em um contexto econômico também, depois do súbito crescimento no inicio das atividades. Júlio ainda ressaltou um período ruim por 8 meses aproximadamente, depois do crescimento fora da curva.

Uma mudança no comportamento do consumidor e assim no “Negócio”, foi que o Peixe “deixou” de gerar uma demanda pela promoção, aquela em que o cliente não podia perder a compra pela oportunidade, e mudando esse modelo para algo mais “racional”, mais sustentável. Como aquela pessoa que procura algo para comprar no site devido a uma necessidade “real”. Exemplificando no caso de um cliente que pretende sair a noite para jantar e abre no site uma pesquisa de ofertas de restaurantes próximos a ele.

Em 2013 o Peixe Urbano passou a gerar lucro, a se estabilizar e a se reinventar, referindo sobre o futuro segmento e da empresa no Brasil. O Peixe Urbano mudou para um conceito de “shopping de ofertas”, com preços com validade de duração por meses, considerando a tríade: serviço locais, vertical de turismo e vertical de produtos e-commerce.  Júlio enfatizou ainda o conceito de “just in time” no mobile, que precisa ter relevância temporal e geográfica.

Sobre o mercado colocou que o crescimento de uso de smartphones aumentou muito, considerando ascensão  das classes ABC no país. Comparou com uso de internet no desktop e mobile, como se equiparando nos EUA e devendo estar próximo de mesmo resultado no Brasil. Outro aspecto relevante sobre o mercado foi a observação sobre Benchmarking, na qual a China torna-se um referencial, assim como foi os EUA anteriormente. Em mercado trouxe um dado comparativo sobre faturamento anual da Groupon no mundo e do Alibaba, sendo este último 4 vezes maior, para exemplificar a força oriental.

Júlio ainda concluiu sua palestra falando do Projeto Piloto, realizado na praça BH, chamado Sonar. Como um “Peixe Urbano” de marketing geográfico, onde por localização próximo ao usuário pode-se encontrar ofertas do que precisa via mobile, podendo efetuar a compra na hora e receber um voucher-digital. Com isso, evitando impressos, desktops e ganhando tempo. Exemplificou com sua própria experiência na cidade, ao comprar um voucher de dentro da loja pelo Sonar, na Pão de Queijaria, que fica próximo ao hotel em que estava hospedado.

Agora é sua vez! Comente!

Por Cristiano Morley, publicitário, fundador do blog OplanoDeVoo

:::  @oplanodevoo   :::  facebook.com/oplanodevoo   :::   blogoplanodevoo@gmail.com

Os comentários publicados são de responsabilidade integral de seus autores e não representam a opinião deste blog. Observando que não são permitidas mensagens com propagandas ou conteúdos ofensivos e desrespeitosos.

Agora é com você, comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s