Post | Diálogos – Ensino x Comunicação, com Prof. Sérgio Arreguy

O Blog oPlanodeVoo inicia uma série de entrevistas com professores de Comunicação e Marketing. O objetivo é uma busca pelo entendimento de como está o “processo” do aprendizado atual nas unidades de ensino superiores nestas áreas. Vamos explorar as expectativas do aluno diante do quadro dinâmico do mercado de trabalho, relações do avanço da tecnologia e mudanças, tanto do perfil do aluno como da atividade curricular. Nosso primeiro entrevistado é o professor Sérgio Arreguy, da  Universidade Fumec, onde atua como coordenador do curso de Comunicação Social, professor e pesquisador.
oPlanodeVoo – Para iniciarmos nos fale quem é o Sergio Arreguy, como e quando começou a lecionar.
Sérgio Arreguy – Publicitário, pós-graduado em novas tecnologias de comunicação, mestre em administração, comunicação e educação. Sou filho e neto de professores, me formei em 1986 e até 1996 não pensava em ser professor, mas fui convidado por um ex-professor para dar aulas no curso de publicidade da antiga FAFI-BH. Fiz a pós graduação em 1996 e comecei a dar aulas em seguida, em 1999 iniciei o mestrado e conclui no inicio de 2001. Na época eram muito poucos os professores com formação específica e com titulação stricto sensu. Fui convidado a dar aulas em varias escolas e lecionar passou a ser a minha atividade principal. Hoje, além de professor, sou pesquisador e coordenador de curso na Universidade FUMEC.
oPlanodeVoo – A atividade do Ensino se mostra sempre desafiada a estar alinhada ao contexto de evolução permanente, em função da mudança do perfil do aluno, aliada a contextos econômico-sociais diferentes. Além do fator pedagógico, disciplinas curriculares de Comunicação Social de 10 anos atrás podem não ser mais as mesmas de 2015. Comente sobre este cenário.
Sérgio Arreguy – Na área de comunicação social as movimentações mercadológicas são grandes e constantes, e o impacto das tecnologias é determinante nas necessidades de atualizações metodológicas e de conteúdos. As matrizes de 10 anos atrás não respondem mais às necessidades de formação necessárias para a formação do comunicador social. Hoje, para que as matrizes acompanhem as necessidades de formação e atualização, devem ser revistas periodicamente.
oPlanodeVoo – Sabemos que rupturas tecnológicas incentivam inovações e vice-versa, tanto em soluções novas quanto em aposentadoria de determinadas profissões e surgimento de outras. Em sua opinião, qual impacto dessa geração digital para os alunos que se formarão daqui pra frente?
Sérgio Arreguy – Para a Comunicação Social e para a Publicidade a imersão no mundo digital se faz eminente, as relações midiáticas estão cada vez mais interativas e convergentes, a forma de fazer propaganda requer atualizações constantes, a forma de negociar também apresenta hoje novos parâmetros de comprometimento e e de cumplicidade com os clientes anunciantes. A criatividade continua sendo matéria-prima para a boa Publicidade, mas a pesquisa, o planejamento e a técnica se fazem imprescindíveis.
oPlanodeVoo – Nos fale um pouco dos cursos de PP e Jornalismo da Fumec inseridos em um contexto de mercado de trabalho cada vez mais disputado, oportunidades e desafios.
Sérgio Arreguy – Na FUMEC temos buscado acompanhar as movimentações do mercado da comunicação social e em especial do publicitário, bem como do mercado de ensino na área de comunicação. O curso de Publicidade passou por 4 reformas nos últimos 9 anos, sendo 3 nos últimos 5 anos. Temos que continuar atentos e nos movimentando sempre para mater o curso atualizado. Os nossos esforços nos renderam um curso que preserva a qualidade e que se apresenta como o melhor e mais atualizado de Belo Horizonte. Alguns de nossos alunos por vezes transferem-se para outras escolas e muitos voltam decepcionados com o que encontram de parâmetro em outras escolas aqui de Belo Horizonte.
oPlanodeVoo – No outro lado, como percebe o comportamento do aluno de Comunicação Social nos últimos anos, como expectativas do curso, tanto nas atividades de criação e estratégicas, como sobre o mercado de trabalho?
Sérgio Arreguy – O aluno de Publicidade e Propaganda é naturalmente inquieto e cheio de expectativas, os alunos dedicados e que se reconhecem vocacionados em sua maioria têm conseguido colocação no mercado e reconhecem na FUMEC uma boa escola que lhes propiciou aprendizado.
Agora é sua vez, comente!

Por Cristiano Morley, publicitário, fundador do blog OplanoDeVoo

:::  @oplanodevoo   :::  facebook.com/oplanodevoo   :::   blogoplanodevoo@gmail.com

Os comentários publicados são de responsabilidade integral de seus autores e não representam a opinião deste blog. Observando que não são permitidas mensagens com propagandas ou conteúdos ofensivos e desrespeitosos.

Agora é com você, comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s