Post | Diálogos – Ensino x Comunicação, com Prof. Christian Manduca

A série de entrevistas envolvendo Ensino e Comunicação traz como convidado neste post o prof. Christian Manduca, Economista, especialista em Marketing e Mestre em Administração. Leciona atualmente nas instituições IBMEC, Fundação Dom Cabral, Puc Minas, BI International, Newton Paiva, Univ. Fumec e Uni-BH. Profissional das áreas comercial/vendas e marketing, atua há mais de 20 anos no mercado, com passagens por Coca-Cola/Heineken, LBR-Lácteos Brasil e hoje como consultor em Trade Marketing e palestrante. Ainda integra o grupo que fundou, o MinasTrade Marketing, em Belo Horizonte-MG.

Christian Manduca

Manduca traz aqui sua visão sobre o mercado atual, como o comportamento de investimentos das empresas na composição político-econômica do país, assim como uma ponte sob o viés de professor, sobre expectativas de seus alunos para pós formatura, assim como a dinâmica do varejo e área de trade marketing. Boa Leitura!

oPlanodeVoo – Christian, conte-nos um pouco de sua trajetória profissional e sua área de atuação hoje.

Christian Manduca – Minha trajetória profissional se deu em cargos gerencias na indústria de bens de consumo não duráveis. Tive oportunidade de trabalhar na Gerência de Key Account, Inteligência de Mercado, Trade Marketing. Atuo na academia como professor de MBA e programas executivos. Sou consultor em Trade Marketing, Mestre em Administração, Especialista em Marketing e economista de formação.

 oPlanodeVoo – Como percebe o mercado atual de varejo inserido nesta economia pós-eleição? Enquanto marcas somente observam outras procuram avançar mais em investimentos de marketing.

Christian Manduca – O cenário atual do mercado não está favorável para o varejo: temos um cenário de alta da inflação, aumento das taxa de juros, queda na oferta de crédito e consequente queda no consumo das famílias. O mercado é regido por expectativas. Quando os cenários econômicos e políticos estão favoráveis para o crescimento, como vivenciamos nos últimos anos o mercado de varejo, assim como os demais mercados reagem positivamente. Mas, principalmente este ano, acredito que será um ano de muitos desafios e de ajustes para a maioria dos setores, sobretudo para o varejo. Mas sabemos também que em crises anteriores as empresas/marcas que mantiveram o nível de investimento se saíram melhor com o final da crise. Quero dizer que para estas empresas os investimentos foram fundamentais para que saíssem da crise, mas principalmente fundamentais para que elas alavancassem o seu crescimento, comparativamente às empresas/marcas que “somente observaram”.

oPlanodeVoo – E quais seriam as expectativas de seus alunos ao se formarem, frente a esse contexto?

Christian Manduca – Tenho observado certo pessimismo dos alunos com relação ao contexto de mercado que vivemos atualmente. São alunos de Programas Executivos e a maioria acredita nesta formação como diferencial, para assumirem novos cargos, novas posições e até mesmo se lançarem ao mercado em busca de novas oportunidades. Entretanto, diante do cenário atual, muitos estão adiando os planos ou até mesmo estão com receio da perda do emprego.

oPlanodeVoo – Em reportagem recentemente publicada, a profissão de trade marketing está listada como uma das mais valorizadas. Como descreveria o interesse e comportamentos do aluno neste cenário? 

Christian Manduca – Sem dúvida a reportagem veiculada recentemente gerou grande interesse pelos alunos na área de trade marketing. Percebo que os alunos têm grande interesse por áreas em ascensão. E no caso da área de trade Marketing não é diferente. Acompanho vários alunos e ex-alunos que antes do curso nunca ouviram falar sobre a área de trade marketing e sua atuação e que ao final do curso decidem por buscarem oportunidades de trabalho nesta área ou até mesmos desenvolver seus trabalhos de conclusão de curso com temas relacionados a trade marketing.

oPlanodeVoo – As indústrias acirram disputas cada vez mais agressivas pelo espaço na prateleira. O que destacaria como as principais forças a serem desenvolvidas, para que tanto o lojista quanto a indústria, possam conquistar os clientes com sucesso?

Christian Manduca – Sem dúvida eu destacaria como as principais forças, a parceria entre indústria e o lojista, o desenvolvimento das estratégias de marketing/negócios em conjunto, alinhamento dos interesses para evitar os conflitos e ainda o desenvolvimento de pesquisas e insights em conjunto, sobre os clientes. Pois, é fundamental que as estratégias para conquistar os clientes sejam desenvolvidas respaldadas em informações sobre o comportamento de compra dos clientes. Por fim, para coroar a parceria é preciso disciplina tanto do lojista quanto da indústria na execução das estratégias.

oPlanodeVoo – Em sua opinião, como vê o desafio de garantir no PDV o valor de marca desenvolvido em ações de branding, muitas vezes focada em ações ATL?

Christian Manduca – Esse é o objetivo do Trade Marketing. A construção de marca no PDV. Cabe ao trade replicar as estratégias de branding no PDV. E o desafio é grande. Se pensarmos que no PDV temos milhares de marcas disputando a atenção do shopper e que a marca precisa participar da decisão de compra do shopper, temos um grande desafio para trade MKT. Mas, por outro lado, tenho observado uma mudança de orientação das empresas no que tange a alocação de verba e dos esforços de marketing, vendas e Branding para o PDV. Isto é, a comunicação que, antes era direcional para ATL, agora é dividida com o PDV. Principalmente porque o ponto de venda vem se tornando uma mídia extremamente eficiente quando falamos em conversão de vendas. E comunicação com o Shopper.

oPlanodeVoo – Para encerrarmos, nos fale um pouco sobre o grupo MinasTrade Marketing e atividades previstas para este ano.

Christian Manduca – O MinasTrade Marketing é um grupo de profissionais da Área de Marketing, trade Marketing, vendas e agências que se reuniram para discutir e fomentar o conhecimento e as melhores práticas de trade Marketing em Minas Gerais. O grupo se formou em 2007, por iniciativa de um grupo de profissionais que vivenciam o trade marketing no seu dia a dia, mas que careciam de maior conhecimento sobre o assunto. Surgiu ai, a ideia de criar o grupo e nos reunirmos com certa frequência para discutimos sobre os vários temas relacionados à área de trade Marketing. De lá até hoje temos colhidos muito frutos dentro da proposta do grupo. Ministramos cursos, treinamentos, palestras e consultorias. Hoje, o Minas Trade Marketing é reconhecido nacionalmente e recentemente foi convidado para participar como coautor do livro sobre o trade Marketing pontos de vista expandidos. Atualmente estamos finalizando uma parceira com uma associação varejista para que sejamos membros do comité estratégico e possamos promover encontros e discussões sobre os temas relacionados a Trade marketing, varejo, vendas marketing, canais de vendas entre outros.

Agora é sua vez, comente!

Por Cristiano Morley, publicitário, fundador do blog OplanoDeVoo

:::  Siga no Twitter : @oplanodevoo ::: Curta a Página : facebook.com/oplanodevoo

:::  Escreva : blogoplanodevoo@gmail.com

Os comentários publicados são de responsabilidade integral de seus autores e não representam a opinião deste blog. Observando que não são permitidas mensagens com propagandas ou conteúdos ofensivos e desrespeitosos.

Agora é com você, comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s