Diálogos | Entrevista com Maria Luiza Godim

Em entrevista exclusiva ao blog oPlanodeVoo apresentamos Maria Luiza Godim, Social Media e membro da equipe de organização do Belo Horizonte Social Media – Vivenciando Conexões, evento que está em sua quarta edição e irá apresentar as novidades e tendências do mundo digital. Neste novo post da coluna “Diálogos” Maria Luiza fala sobre destaques do evento, mercado mineiro e contexto nacional. Boa leitura!

oPlanodeVoo – A capital mineira receberá ao final de maio a 4ª edição do Belo Horizonte Social Media. Quais são os principais destaques do evento e temas abordados?

Maria Luiza Godim – Não há como eleger um só destaque no evento, pois ele é desenhado para atender todas as necessidades de um analista de redes sociais. Porém, acredito que o workshop envolvendo as métricas será imprescindível, já que houve uma mudança recente no API do Facebook que afetará a rotina dos profissionais da área. Outro tema em alta no momento e que será abordado na palestra sobre as tendências mobile é a adequação às plataformas móveis. Porém, recomendo que todos participem do evento e do maior número de worshops possível. A bagagem adquirida será um diferencial no cotidiano do social media.

oPlanodeVoo – Qual é a importância de um evento como este para Belo Horizonte, considerando o segmento digital como um dos mais disputados em um contexto de estágio do mercado profissional mineiro frente ao paulista?

Maria Luiza Godim – O BHSM se torna fundamental para especializar e atualizar os profissionais mineiros, já que é uma área de atuação nova e em constante transformação. Para conseguirmos competir com os outros polos do país, temos que focar na profissionalização e diferenciação dos sociais media.

oPlanodeVoo – Estamos vivenciando uma conjuntura econômica sensível em 2015, com reflexos previstos ainda em 2016. Como avalia as oportunidades para os empresários mineiros dedicarem um budget mais expressivo, ainda neste ano, em busca de resultados melhores, promovendo o crescimento do share de seus investimentos em mídia online?

Maria Luiza Godim – As oportunidades são enormes e os empresários mineiros devem apostar nesse segmento, que já tem demonstrado resultados positivos e entender o cenário digital para usufruir de todo seu potencial. Em um momento de crise, torna-se necessário destacar seu negócio para o público e o meio digital se mostra extremamente eficiente para essa tarefa. Já há pesquisas que mostram que os resultados obtidos por meio da publicidade digital são melhores que os resultados dos canais tradicionais.

oPlanodeVoo – Quais são as principais mudanças do perfil do usuário de redes sociais identificadas na divulgação da Pesquisa Brasileira de Mídia 2015?

Maria Luiza Godim – Acredito que o tempo gasto nas redes sociais  e o grande número de acessos mobiles são os fatores de destaque. É um número crescente e já existem previsões de que a internet se tornará o principal canal de comunicação dos brasileiros, em breve. Me encanta também ver que grande parte dos entrevistados utilizam a rede para se informar, indicando que muita coisa está para mudar, pois agora o público acessa seu smartphone e se conecta com o mundo!

oPlanodeVoo –  Em sua opinião, como vê a ponte entre o e-commerce e a rede social no Brasil frente ao que ocorre nos mercados desenvolvidos, em âmbito de convergência e desafios?

Maria Luiza Godim – É uma grande oportunidade, porém ainda é muito tímida! O Facebook disponibilizou uma plataforma de fácil entendimento, mas poucas marcas utilizaram. O Instagram se atualizou para o meio comercial e começou a introduzir anúncios em seus feeds. O grande poder das redes sociais para o mercado online está na divulgação e no fluxo para as lojas disponibilizadas em outras plataformas.

oPlanodeVoo – O ambiente digital apresenta em seu core uma expressiva capacidade de monitoramento facilitada pelo seu suporte, quando comparado ao universo offline. Diante desse contexto, comente sobre os principais indicadores utilizados hoje pelas agências, como ferramentas e tendências de mercado.

Maria Luiza Godim – Cada cliente e agência estabelecem sua métrica e indicador. Devemos nos lembrar que os objetivos de cada marca são diferentes, por isso não existe uma fórmula ou algo exato para indicar o sucesso nas redes sociais. Dizemos que o ambiente digital se mede por qualidade e não por quantidade. Claro que há ferramentas de gestão e monitoramento que tornam a rotina do profissional mais fácil, como o Livebuzz, Zubit e Scup, porém, sem entender a estratégia, elas são ineficazes. Grande parte das pesquisas apontam que o mobile ditará as redes sociais daqui para a frente. Vídeos e conteúdos mais dinâmicos dominarão os feeds e brigarão pela atenção do público.

oPlanodeVoo – Agradecemos muito a participação de Maria Luiza Gondim aqui no blog, em entrevista exclusiva para nossos estimados leitores. 

Agora é sua vez, comente!

Por Cristiano Morley, publicitário, fundador do oPlanodeVoo.com

Twitter-icon @oplanodevoo : facebook facebook.com/oplanodevoo :   contato@oplanodevoo.com

Os comentários publicados são de responsabilidade integral de seus autores e não representam a opinião deste blog. Observando que não são permitidas mensagens com propagandas ou conteúdos ofensivos e desrespeitosos.

Agora é com você, comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s