Diálogos | Entrevista Com Suzana Cohen – BH Social Media 2015

Neste sábado dia 30/05 ocorre a 4ª Edição do “Belo Horizonte Social Media – Vivenciando Conexões” (Link) e a palestrante Suzana Cohen irá abordar o tema “Inovação e Tendências em Mobile” e concedendo antes ao Blog oPlanodeVoo.com entrevista exclusiva sobre o que espera do evento, mercado de tendências, inovação e sobre a Über Trends.

Suzana é Publicitária, mestre em Linguística (discurso publicitário virtual x impresso), fundadora da Über Trends – Laboratório de Tendências e Comunicação Digital, e certificada em Trend Hunting pela Central Saint Martins – University of the Arts, de Londres. Tem mais de 10 anos de experiência com comunicação online e corporativa, sendo professora de disciplinas relacionadas às novas mídias e publicidade interativa do Centro Universitário UNA, em cursos de graduação e de pós graduação. Além de suas atividades acadêmicas, dedica-se à pesquisa em tendências de consumo na Über Trends.

oPlanodeVoo – Conte um pouco sobre suas expectativas quanto ao “Belo Horizonte Social Media” deste ano e o que podemos esperar de sua palestra “Inovação e tendências em Mobile”.
Suzana Cohen – É um prazer enorme participar como palestrante do Belo Horizonte Social Media! Sobre a minha palestra falarei sobre a sociedade conectada, o vício digital, mobilidade como prioridade na comunicação digital, possibilidades e cases. Ou seja, um pouquinho de tudo, passando pela contextualização atual às tendências envolvendo a mobilidade como a computação vestível.
 

Foto: Divulgação BH Social Media 2015

oPlanodeVoo – Como se encontra atualmente o mercado de Tendências, tanto em formação de novos pesquisadores quanto de comercialização de relatórios, quando comparado aos últimos anos?
Suzana Cohen – Essa é uma área que encontra-se em crescimento, mas que ainda é carente de profissionais qualificados. A academia agora começa a assumir essa área com seriedade e no âmbito do mercado começamos a encontrar gente qualificada. Está no radar e em alta. O Brasil, por exemplo, tem adquirido relevância e atenção mundial nesse quesito, estando no alvo de pesquisadores de vários países. Os escritórios internacionais de tendências têm aberto agências e promovido eventos para os lados de cá, o que é um grande indício.
 
oPlanodeVoo – Para uma cultura de Inovação ter sua implantação enraizada em uma empresa quais seriam os principais desafios e dificultadores internos? Há alguma particularidade para Minas Gerais?
Suzana Cohen – O Mercado Mineiro é conservador por tradição. Portanto, inovar para os lados de cá, principalmente em empresas já consolidadas, não consiste em tarefa fácil. Por outro lado, temos uma geração jovem de gente que faz – os chamados Makers, que têm colocado a mão na massa e despontado principalmente no cenário tecnológico. Para inovar é preciso estar aberto às possibilidades e em contato com diversos públicos.
oPlanodeVoo – Nos fale um pouco da Über Trends e de sua atuação, relacionando às recentes transformações do mercado consumidor brasileiro.
Suzana Cohen – A Über Trends é um laboratório de pesquisa em tendências que atua em diversas frentes, buscando inspiração para as pesquisas internas nestas várias atividades. Promovemos cursos de educação continuada em várias áreas do conhecimento, indo da Física Moderna ao Trend Hunting, da Desintoxicação Digital a Moda para vovós.
Nosso objetivo final é estar em contato com um público variado e respirar novos conceitos e ideologias que não aprendemos na escola, para nos inspirarmos e nos abrirmos ao novo. Tanto é que estamos oficialmente na programação do Ano Internacional da Luz da UNESCO, com uma programação rica voltada para física moderna. Um outro exemplo de ação são as nossas feiras. Amanhã mesmo, no dia do BH Social Media, estaremos promovendo um Über Market – que é uma feira de tendências de moda, gastronomia e decoração, na própria Über Trends. Buscamos estabelecer diálogo com criativos locais, incentivando e apoiando trabalhos que estão começando ou que têm um approach independente, testando também suas aceitações no mercado.
Um outro trabalho interessante nosso é o projeto #largaisso. Estamos mapeando o consumo de tecnologia na sociedade atual, buscando analisar o limite entre o bom uso e o vício, principalmente do celular, e quais impactos disso para a sociedade contemporânea.
oPlanodeVoo – Agradecemos muito a participação de Suzana Cohen aqui no blog, em entrevista exclusiva para nossos leitores. 

Agora é sua vez, comente!

Por Cristiano Morley, publicitário, fundador do oPlanodeVoo.com

Twitter-icon @oplanodevoo : facebook facebook.com/oplanodevoo :   contato@oplanodevoo.com

Os comentários publicados são de responsabilidade integral de seus autores e não representam a opinião deste blog. Observando que não são permitidas mensagens com propagandas ou conteúdos ofensivos e desrespeitosos.

Agora é com você, comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s