Aspas | Homens e mulheres nas compras

O comportamento dos homens e mulheres durante uma atividade de compra é tema deste post em “Aspas”, com o pesquisador Paco Underhill e seu livro “Vamos às Compras – A Ciência do Consumo”.

Mesmo quando ocorre de forma objetiva – como uma ida a um shopping para adquirir roupas novas para o inverno ou para um supermercado, com as compras da semana ou quinzena, ou mesmo indireta, se apresenta muito diferente.

“Homens e mulheres diferem em quase tudo; portanto, por que não haveriam de diferir também nas compras? O pensamento convencional sobre compradores do seco masculino é que eles não gostam particularmente de fazer compras, razão pela qual fazem poucas. É uma luta simplesmente fazê-los acompanhar com paciência uma mulher durante suas compras. Como resultado, toda a experiência de compra – desenho da embalagem, publicidade, merchandising, projeto da loja e material de suporte – costuma ser voltada para a compradora do sexo feminino.” – Paco Underhill, Vamos às Compras

O viés do olhar de cada gênero, a reação distinta aos pontos de contato de uma loja (leia-se desde vendedores à placas de sinalização), uma negociação específica ou talvez o mais característico ponto diferenciador, a objetividade maior delas em encontrar o produto na gôndola ou prateleira de loja. O tempo dedicado torna-se um efeito colateral deste comportamento, assim como a capacidade das mulheres em lidarem melhor com multiplicidade de informações, como cores, marcas e produtos. Uma loja que não se prepara para atender aos diversos públicos, massificando o atendimento, o script, a sinalização ou mesmo o Store Design, pode estar perdendo venda a cada cliente que entra e não converte sua visita em compra.

Fonte: UNDERHILL, Paco. Vamos às compras: a ciência do consumo. Trad. Ivo Korytovski. Rio de Janeiro: Elsevier, 1999. 231p.

Agora é com você, comente!

Por Cristiano Morley, publicitário, fundador do oPlanodeVoo.com

Twitter-icon @oplanodevoo  facebook oplanodevoo    @oplanodevoo

Os comentários publicados são de responsabilidade integral de seus autores e não representam a opinião deste blog. Observando que não são permitidas mensagens com propagandas ou conteúdos ofensivos e desrespeitosos.

Agora é com você, comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s