Aspas | Inquietações Propositivas por Cortella

O Livro “Qual é a tua obra?” é um daqueles livros propositalmente provocativos. Mario Sergio Cortella faz um convite a buscar responder um dos grandes desafios do ser humano, suas realizações em diversos campos sociais. Com sua habitual forma de levar temas tão profundos da filosofia à tona, sem trazer um estranhamento inicial, torna-se grande o fio condutor que o faz devorar páginas em páginas. Como sempre um grande aprendizado com etimologias de palavras reveladas que contribuem para o entendimento das proposições. Completa-se a isto exemplos do cotidiano de profissionais que atuam em consolida tópicos como Gestão, Liderança e Ética em seu entendimento.

No Capítulo “Estoque de Conhecimento” Cortella aborda o tema aprendizado e suas relações em ambientes profissionais, sob viés do indivíduo e dos empresários, ao esperar produtividade e resultados em troca. O autor assina o sub-título como”Educação continuada pressupõe a capacidade de dar vitalidade às competências, às habilidades, ao perfil das pessoas”. Cita John Dewey, filósofo norte-americano com atuação da área da educação no início dos Século XX “É preciso aprender a aprender”, quando aborda o aspecto do ganho de autonomia.

“A educação continuada pressupõe a capacidade de dar validade à ação, às competências, às habilidades, ao perfil das pessoas. E isso, entre outras coisas, traz uma multiplicidade de elementos, desde treinamentos até cursos de formação e especializações. E também a formação da sensibilidade, que é uma coisa central atualmente no mundo do trabalho, isto é, a facilitação de atividade que envolvam  a sensibilidade estética no campo da música, da poesia, das artes plásticas, de maneira que aquele ou aquela que atue em uma empresa atenha inclusive um prazo grande pela estrutura de conhecimento em seus múltiplos níveis. (…) Se a liderança não estiver voltada para dar prioridade a essa temática da formação contínua, o máximo que ela terá é sucesso extemporâneo.” Cortella (2015)

Fonte:

CORTELLA, Mario Sergio. Qual é a tua obra? Inquietações propositivas sobre gestão, liderança e ética. 24ª Ed, Petrópolis: Vozes, 2015. 141.

Agora é sua vez, comente!

Por Cristiano Morley, publicitário, profissional de marketing e fundador do oPlanodeVoo.com. Entre em contato através do e-mail contato@oplanodevoo.com

Twitter-icon @oplanodevoo  facebook oplanodevoo    @oplanodevoo

Os comentários publicados são de responsabilidade integral de seus autores e não representam a opinião deste blog. Observando que não são permitidas mensagens com propagandas ou conteúdos ofensivos e desrespeitosos.

Agora é com você, comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s