Aspas | Varejo para a baixa renda

O livro “Varejo para a Baixa Renda“, dos organizadores Juracy Parente, Tânia Limeira e Edgard Barki, traz artigos sobre o tema. Já no prefácio, de autoria de Hugo Bethlem, nota-se que 80% da população é da chamada classe média popular ou de baixa renda, que soma ganhos de até 10 salários mínimos de ordem familiar. Uma classe com poder conjunto de R$ 500 bilhões ao ano. Questões fundamentais de entendimento deste público são fatores necessários para conquista desta fatia de mercado, como comportamento de consumo, modelo de composição de orçamento, além dos fatores crédito e juros.

“Atrair o consumidor de baixa renda requer muito mais do que oferecer preços baixos. Todo varejista que pretenda conquistar esse mercado deve apresentar uma proposta de valor que seja adequada às características desse público consumidor e que busque maximizar sua percepção da relação custo/benefício.” 

Capítulo 3 – Valor no varejo direcionado ao segmento de baixa renda. Parente, Barki

varejo-para-a-baixa-renda-1418775159-184x273Os 10 capítulos que se seguem envolvem assim os temas relacionados, como o consumidor de baixa renda, potencial de mercado, varejo, estratégia de preços por diversos autores. A publicação é da Artmed Editora, 2008 (Bookman Companhia Editora), tendo o trabalho como resultado de mais de 2 anos de estudos conduzidos na FGV-Fundação Getúlio Vargas, pelos organizadores, como observado por Bethlem, Diretor Executivo UM Comprebem/Extra.

Fonte: Parente, Juracy; Limeira, Tânia; Barki, Edgard. Varejo para a baixa renda. Porto Alegre: Bookman, 2008. Selo GVcev – Centro de Excelência em Varejo da EAESP

Crédito: Imagem FreePik.com

Agora é sua vez, comente!

Por Cristiano Morley, publicitário, profissional de marketing e fundador do oPlanodeVoo.com. Entre em contato através do e-mail contato@oplanodevoo.com

Twitter-icon @oplanodevoo  facebook oplanodevoo    @oplanodevoo

Os comentários publicados são de responsabilidade integral de seus autores e não representam a opinião deste blog. Observando que não são permitidas mensagens com propagandas ou conteúdos ofensivos e desrespeitosos.

Agora é com você, comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s