FOCO, a atenção e seu papel fundamental para o sucesso

Compreender como o cérebro funciona pode ser a chave para retenção de conteúdos de forma mais eficiente. Saber lidar com as diversas disputas de atenções diárias, em meio às informações que nos são bombardeadas, poderá contribuir para um auto conhecimento mais amplo. O autor Daniel Goleman nos traz esse enfoque, em como funciona a atenção, no que é de mais relevante no mundo moderno, quando falamos de multi telas, redes sociais, entretenimento, big data, conhecimento e informação. Entenderemos tipos de distração e que quantidade não é de fato qualidade, além de muitos outros “recursos” mentais.
Goleman é ph.D, psicólogo formado pela Universidade Harvard, tendo escrito por 12 anos para o New York Times, indicado duas vezes ao prêmio Pulitzer. Autor de Inteligência Emocional.
“Conforme a educação migra para formatos baseados na web, cresce o perigo de que a massa multimídia de distrações que chamamos de internet prejudique a aprendizagem. Lá atrás, nos anos 1950, o filósofo Martin Heidegger alertou contra uma crescente “maré de revolução tecnológica” que poderia “cativar, enfeitiçar, deslumbrar e divertir o homem de tal forma que o pensamento computacional pode algum dia se tornar… a única forma de pensar”.”
Trecho retirado do livro “Foco, a atenção e seu Papel fundamental para o sucesso”, do autor Daniel Goleman, ph.D, editora Objetiva. 2013.
Crédito imagem: Escola foto criado por freepik – br.freepik.com
Agora é sua vez, curta, comente e compartilhe!
Por Cristiano Lynn Morley, publicitário, profissional de marketing e fundador do oPlanodeVoo.com
Siga @oplanodevoo Instagram | Facebook | Twitter
Entre em contato através do e-mail blogoplanodevoo@gmail.com
Os comentários publicados são de responsabilidade integral de seus autores e não representam a opinião deste blog. Observando que não são permitidas mensagens com propagandas ou conteúdos ofensivos e desrespeitosos.