Comunicação Assertiva para relações saudáveis

O Livro “Seja Assertivo”, de Vera Martins, revela os bastidores de uma comunicação inter-relacional como fator de força entre as partes. O livro perpassa pelas diversas formas de interações humanas e revela aquelas extremamente relevantes no contexto de mundo moderno. Como abertura, o primeiro capítulo já diz a que veio através de seu título: “Assertividade, mais do que um comportamento, uma filosofia de vida”, na busca pela construção de relações saudáveis e maduras, o qual traz a bela passagem abaixo na citação:

“O termo assertividade origina-se de asserção. Fazer asserções quer dizer, afirmar, do latim afirmare, tornar firme, consolidar, confirmar e declarar com firmeza. Quando falamos da comunicação humana, assertividade significa muito mais do que isso: é uma filosofia de vida.” Vera Martins

Nos tempos atuais o assunto assertividade vai muito além do ambiente corporativo, que geralmente é associado ao tema, trazendo assim exemplos de situações familiares e entre amigos, por exemplo. O livro mostra, entre outros, os lados da comunicação para atitudes: passiva, passiva-agressiva, agressiva e a assertiva, com exemplos claros através de simulações de diálogos que otimizam o entendimento do leitor pela forma que ilustra momentos possíveis e reais.  Há ainda os testes para o leitor participar ao longo dos capítulos, de forma que possa explorar o tema e construir praticamente em conjunto com a autora.

Um livro com técnicas, pois traz métodos práticos e é extremamente interativo, deixando um gostinho para um avanço maior nesta área de estudo, tão fundamental nas relações humanas, com conflitos e mal entendidos podendo serem evitados.

“O comportamento assertivo é DIRETO porque faz economia de palavras, não permitindo rodeios, justificativas e desculpas. Toda mensagem tem uma fase nuclear considerada como foco principal e somente ela deve ser comunicada.” Vera Martins

Interessante como Vera constrói o pensamento exaltando a assertividade exatamente demonstrando as outras atitudes bem claramente, expondo suas consequências possíveis, como quando reproduz as mesmas situações em versões distintas de atitudes.

Como um dos pontos-chave do livro quando Vera eleva o conceito, em vez de apenas focar na prática ou técnica, o que contribui em muito no entendimento dos temas. Quando escreve sobre as “Atitudes de Base da Assertividade”, como: Autoestima, Determinação, Empatia, Adaptabilidade, Autocontrole, Tolerância à Frustração e Sociabilidade. Neste sentido deixa claro que não adianta o aprendizado técnico se não há mudança comportamental em respeito ao outro.

O livro se inicia, ou pré-inicia, com o prefácio da professora Liana Gottlieb, que foi orientadora no mestrado na Cásper Líbero de Vera Martins e quem me apresentou o livro, quando fui seu aluno na própria Cásper, mas em curso de pós-graduação, tendo Liana levado também o tema em suas incríveis e inesquecíveis aulas.

O livro “Seja Assertivo” é uma dica de leitura fundamental para aqueles que buscam crescer como ser humano, em todas relações sociais que participam.

*Trechos retirados do livro “Seja Assertivo”, da autora Vera Martins, editora Elsevier, de 2005.

Crédito imagem: Designed by Javi_Indy / Freepik.com

Por Cristiano Morley, publicitário, profissional de marketing e fundador do oPlanodeVoo.com. Entre em contato através do e-mail contato@oplanodevoo.com

Twitter-icon @oplanodevoo  facebook oplanodevoo    @oplanodevoo

Os comentários publicados são de responsabilidade integral de seus autores e não representam a opinião deste blog. Observando que não são permitidas mensagens com propagandas ou conteúdos ofensivos e desrespeitosos.

Agora é com você, comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s