Liderança em 6 modelos de atuação

O ambiente de negócios requer atuação forte de suas lideranças. Líderes que definem estratégias, motivam e guiam a instituição rumo à conquista de sua missão. Se analisarmos de forma mais singular, o papel do líder seria obter resultados, segundo o artigo “Liderança que traz resultados” de Daniel Goleman, publicado originalmente na Harvard Business Review, em 2000, e em coletânea de textos em seu livro “Liderança, a inteligência emocional de um líder de sucesso“, de 2014.

O autor traz uma interessante pesquisa realizada pela Hay/McBer com executivos de diversas partes do mundo. Nesta pesquisa foram descobertos seis estilos de liderança diferentes, sendo que cada um revela um componente distinto de inteligência emocional.

Goleman ressalta que um modelo de liderança exercido de forma única impacta diretamente nos times e no financeiro de uma empresa. Para a pesquisa o melhor resultado apontado foi aquele em que havia um misto de modelos de liderança conforme a adequação do momento.

“Líderes autoritários mobilizam pessoas rumo a uma visão. Líderes afiliativos criam vínculos emocionais e harmonia. Líderes democráticos obtêm consenso pela participação. Líderes marcadores de ritmo esperam excelência e autodireção. Líderes coach desenvolvem pessoas para o futuro. E Líderes coercivos exigem o cumprimento imediato.” – Daniel Goleman – 2014

Os modelos de liderança encontrados na pesquisa, que contou com amostra de 3.871 executivos, levantaram estilos de atuação distintos das lideranças. Para o desenvolvimento do líder o autor apontou que alguns modelos podem ser ativados e praticados de acordo com momentos vividos nas empresas. Praticamente um grande desafio para o líder a vivência de todos seis modelos identificados, porém, a combinação de três ou quatro pode trazer grande diferença na conquista de resultados, considerando sua adequação. Abaixo os modelos abordados por Goleman, com contextualização de conquistas, efeitos no clima da equipe e orientações de uso do estilo de liderança:

Líder Visionário (Autoritário)

Aquele que impulsiona as pessoas e seus sonhos compartilhados, conduzindo ao mais positivo cenário de clima organizacional dentro os demais modelos de liderança, sendo apropriado quando houver uma nova mudança de rumo.

Líder Coaching

O que realiza as conexões das metas de equipe com o que deseja o colaborador, tendo impacto altamente positivo no clima, sendo indicado ao cenário de ajudar um colaborador a contribuir de forma mais eficaz com a equipe.

Líder Afiliativo

Este modelo fortalece e promove o compromisso pela participação das pessoas valorizando suas ideias, tendo um impacto positivo no clima de equipe, com recomendação para fortalecer as relações, motivadas em momentos positivos ou para aparar arestas.

Líder Democrático

Ele valoriza a participação das pessoas com ganho de compromisso por este engajamento, tendo também efeito positivo no clima de equipe e direcionado aquele momento de obtenção de adesão ou consenso, ou contribuições ricas da equipe

Líder Marcador de Ritmo

Esta liderança define metas ousadas e motivadoras, tendo resultados negativos no clima com alta frequência (por mal execução, segundo o autor), com recomendação para obtenção de resultados de alta qualidade de equipe com características de motivação e competência.

Líder Autoritário (coercivo)

Realiza instruções claras em emergências, momentos críticos, com resultados também negativos em climas de equipes (por mal execução, segundo o autor), sendo direcionado o modelo em execução em momentos de crise.

A prática da liderança com o tema de inteligência emocional, que o autor Daniel Goleman apresenta, se destaca pelos estilos definidos com características específicas, praticadas ao longo de experiências pessoas e profissionais. Altamente recomendado o auto-conhecimento prévio de seu estilo. Ouvindo terceiros sobre sua atuação e refletindo sobre, como um processo de coaching profissional pode indicar (por exemplo), para assim, tomar as práticas de cada modelo diante de situações diversas, de forma mais eficiente.

Fonte: “Liderança, a inteligência emocional de um líder de sucesso”, de Daniel Goleman, Editora Objetiva, 2014

Agora é sua vez, comente!

Crédito imagem: Designed by Creativeart / Freepik

Por Cristiano Morley, publicitário, profissional de marketing e fundador do oPlanodeVoo.com. Entre em contato através do e-mail contato@oplanodevoo.com

 facebookoplanodevoo   Twitter-icon@oplanodevoo  @oplanodevoo

Os comentários publicados são de responsabilidade integral de seus autores e não representam a opinião deste blog. Observando que não são permitidas mensagens com propagandas ou conteúdos ofensivos e desrespeitosos.

Agora é com você, comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s