Safari Store – do Google para o PDV

O estudo do PDV hoje é encarado em diversas frentes de disciplinas. Dentre as principais, o comportamento do consumidor. Paco Underhill, um dos principais pesquisadores do segmento, quem trouxe o conceito de Envirosell, analisou diversos shoppers em seu momento de compra.

Não é preciso estar na pele de Underhill para buscar algumas respostas para um planejamento de varejo. Dentro do escritório e no google não encontramos pessoas e casos reais que possam potencializar insights do entendimento do consumidor. Mas dentro dele é importante se organizar para o Safari Store. Um desk-research pode consolidar os principais indicadores que levará consigo para a loja escolhida, como pré-planejamento.

Uma referência em análises de comportamento do consumidor para estilos de vida, a escala Valls2, pode ilustrar e orientar uma identificação mais customizada de pessoas que poderá conversar/entrevistar no local. Importante considerar o seu Target, o seu estilo de vida, perfis sócio-econômicos, entender a sua própria escala dentro do objeto de sua campanha. Observar atitudes, cada gesto, estar na pele do consumidor em cada etapa da compra ou mesmo no uso do serviço que está planejando vender, pode trazer elementos fortes para suas considerações de plano.

Considerações como store design, momento da compra, atitudes de compras, modo de pagamento, merchandising, gerenciamento de categoria, árvore de decisão, localização geográfica, entre outras, podem revelar uma análise 720 graus do local, entre Shopper e PDV.

Agora é sua vez, comente!

Por Cristiano Morley, publicitário, fundador do blog OplanoDeVoo

Agora é com você, comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s