Comunicação Sustentável e seus Desafios

A comunicação de ações sustentáveis tem sido o grande mote do momento. Contudo, apenas um pequeno grupo de empresas levantou a bandeira do desenvolvimento sustentável, há alguns anos.

O comercial criado pela DM9 há 3 anos,  nos traz reflexões sobre esse cenário. E muito há de se caminhar para haver de fato entrega na comunicação. Os desafios das agências estão muito além de criar campanhas ou adaptar uma marca para a cor verde.  Muitas empresas (lemos clientes) ainda estão dando os primeiros passos no quesito lidar com essa plataforma de desenvolvimento. Isto porque o sustentável não pode ser encarado como uma simples bandeira. Ou talvez, no melhor trocadilho, como uma flâmula. A comunicação não faz mágica.

A questão se torna delicada quando um papel reciclado de cheque e folheteria se tornam os personagens principais de campanhas publicitárias. Mas o que ocorre está muito além do território do sustentável. Colocar as agências  de publicidade com responsabilidades de vender uma imagem sem que haja real entrega de ações é um erro. Não há como se conquistar receptividade de valor. Ou seja, as empresas que desejam adotar uma bandeira verde em sua comunicação tem o desafio maior de justificar para seu público o que de fato estão fazendo.

Agora é sua vez, comente!

Por Cristiano Morley, publicitário, fundador do blog OplanoDeVoo

Agora é com você, comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s