Post | Na Copa! Sala, quarto e cozinha

O Pato pode não jogar, talvez o Ronaldinho também não, quase certa a presença do Neymar, mas ganhar mesmo – a seleção ainda não é a favorita para a Copa 2014. No varejo as estrelas das vendas podem se apagar mesmo com todo esforço dedicado, como no time do Felipão. Não apenas uma boa comunicação, V&M – visual & merchandising ou promoção bem alinhados podem trazer o resultado esperado somente na base da torcida. O exercício, tanto para a agência quanto para o cliente, está na orquestração de todas as forças planejadas para a grande oportunidade promocional dos últimos anos. Não apenas pelo quadriênio, mas por ser literalmente “dever de casa”.

O clima logo em breve estará em pé de guerra, mesmo com um desacreditado grupo de jogadores ativos em uma tentativa de salvar a camisa canarinho, os clientes estarão respirando futebol, nas cores da nossa bandeira e todas as outras seleções. As ruas novamente vazias durante os jogos e assim como no natal a sensação de algo diferente no ar pode ser a oportunidade para conversão de vendas no PDV na época pré-jogos.

As temáticas futebolísticas serão o ar propulsor das agências na concepção do talvez nada criativo ambiente de nações esportivas. Mas ao colar neste clima o conteúdo para explorar o assunto pode deixar a desejar no briefing caso o cliente em serviços ou produtos não tenha se preparado internamente, nos sagrados 4P´s do marketing de McCarthy, produto, preço, praça e promoção. Atividade promocional ao cliente final para atração ao PDV, produtos específicos e adaptados à temática devem ser expostos e utilizados na prerrogativa da competitividade, consolidando um sortimento atrativo na ponta e comunicação atrelada à situação esperada.

Mas onde está o desafio da não “comoditização” e ganho da diferenciação no varejo? Talvez a resposta esteja em quem chegar primeiro e iniciar a associação do produto ao futebol, que traz patrocinadores oficiais, além daqueles que ganham com os produtos licenciados da copa. Não apenas no mix específico e preparo dos estoques o pequeno varejo estará presente de forma diferenciada, mas sendo um dos principais itens do check-list como quando a equipe de marketing prepara um plano de comunicação ao consumidor e ao trade, contribuindo em conteúdo para briefings completos.

No meme “Imagina na copa” a Ambev traz a campanha “Imagina a festa” em ação promocional atrelada aos PDVs com base em descontos, conforme o comercial abaixo. Já a Oi tem atuado do outro lado da linha, na associação “extra oficial” ao tema, com antecedência.

Não apenas nos segmentos mais diretos como cerveja, itens esportivos e cartões de créditos outros ainda podem aproveitar a tendência que logo se tornará realidade, como em bancos, linha branca, carros, móveis e imóveis. Ações contudo ainda dispersas em meio à falta de diferenciação e muitas vezes na própria estandardização da mensagem. Atuação ainda com as mesmas ferramentas em canais distintos, varejo, atacado, o novo atacarejo, cash & carry e o e-commerce se encontram com validade cada vez mais curta, tendo a exigência de especialização em cada, para soluções específicas e mais assertivas.

 

Brahma Supermercado

 

Promoção Itau você mais Digital

 

OI – Gandula

 

Agora é sua vez, comente!

Por Cristiano Morley, publicitário, fundador do blog OplanoDeVoo

um comentário

  • Com certeza a copa do mundo representará um período de euforia que se refletirá no incremento de vendas em vários segmentos. Sábias as marcas que aproveitarão o clima festivo para lançar modas, manias e objetos “must have” (quem não se lembra do cobiçado ioiô que virou febre em 1995, embora não tenha havido copa nesse ano?)!

    Curtir

Agora é com você, comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s